Brasil emite  determinação regulatória favorável para o Suíno Resistente a PRRS da PIC

PIC está trabalhando para garantir a aprovacao para o suíno resistente a PRRS em mercados estratégicos para a carne suína em todo o mundo

Genus plc (LSE: GNS), companhia controladora da PIC (Pig Improvement Company), anunciou que o governo do Brasil emitiu uma determinação regulatória favorável para suínos geneticamente editados resistentes ao Vírus da Síndrome Reprodutiva e Respiratória Suína (PRRS). Isso significa que o Brasil tratará os suínos resistentes a PRRS da mesma forma que os suínos criados de forma convencional.

“O Brasil abraçou a biotecnologia e a inovação na agricultura para ajudar os produtores agropecuários a serem mais produtivos e resilientes em um clima tropical. Eles têm experimentado um sucesso tremendo e aumentado significativamente a produção de alimentos e sua acessibilidade ao longo das últimas décadas1. Estamos satisfeitos que o governo brasileiro reconheça a biotecnologia como uma ferramenta para melhorar a segurança alimentar, o bem-estar animal e alcançar outros benefícios importantes, e estamos trabalhando para disponibilizar essa ferramenta para os produtores no futuro”, disse Matt Culbertson, Diretor de Operações da PIC.

 É importante entender que esses marcos regulatórios não significam que a PIC começará a comercializar o produto. A PIC está trabalhando para obter aprovação para o suíno resistente a PRRS nos Estados Unidos, Canadá, China, Japão, México e Brasil, juntamente com outros países produtores de carne de porco. Recentemente, a Colômbia emitiu uma determinação regulatória favorável para o suíno resistente a PRRS. A PIC antecipa uma série de decisões regulatórias ao longo dos próximos anos, incluindo uma decisão do FDA (United States Food and Drug Administration) durante o ano fiscal 2025 da PIC.

Além de obter as aprovações-chave, outras considerações determinarão quando a PIC arrancará com um lançamento global em etapas. Assim como qualquer melhoria genética, levará vários anos para que a multiplicação genética do suíno resistente a PRRS tenha escala suficiente para atender à demanda global.

Usando Edição Genética para Proteger Suínos contra o Vírus da PRRS

A edição genética virou notícia em todo mundo devido às suas aplicações bem-sucedidas na área da saúde humana. A tecnologia mostra um tremendo potencial para ajudar a tratar e prevenir doenças humanas, incluindo o HIV, anemia falciforme e uma variedade de cânceres, de acordo com a Organização Mundial da Saúde2. A edição genética também pode ser usada para fornecer benefícios de resistência a doenças e melhorar a saúde animal.

A PIC desenvolveu uma solução para proteger suínos do vírus da PRRS, que causa sofrimento animal e provoca a morte prematura de milhões de suínos por ano. Usando tecnologia de edição genética, a PIC deletou uma pequena porção do DNA do suíno que codifica uma proteína que o vírus usa para entrar e infectar as células dos suínos. Sem este receptor, o vírus da PRRS não pode entrar na célula, replicar e infectar o animal. Assim como os humanos herdam características de seus pais, a prole dos suínos herdará a característica de resistência a PRRS.

O uso do suíno resistente a PRRS também pode trazer benefícios secundários, incluindo a melhoria da saúde geral do rebanho e a sustentabilidade do sistema de produção. O vírus PRRS suprime o sistema imunológico dos suínos, tornando-os mais suscetíveis a infecções secundárias3 que podem precisar ser tratadas com antibióticos. Uma pesquisa realizado pela Iowa State University mostrou que o uso de antimicrobianos injetáveis e via água em grupos de leitões de creche aumentou 379% durante a fase epidêmica de 15 semanas após a granja se infectar com PRRS. O uso de antibióticos injetáveis também aumentou 274% em suínos mais velhos, mais próximos do peso de venda4. Se puderem eliminar as infecções por PRRS no plantel, os suínos terão menos necessidade de uso de antibióticos5, o que reduz os custos dos suinocultores e apoia o manejo responsável de antimicrobianos. Isso também pode reduzir a pressão física, mental e emocional que os trabalhadores enfrentam em um surto de PRRS.

Melhorias Genéticas Apoiam a Produção Sustentável de Proteínas

A PIC tem mais de 60 anos de experiência no melhoramento genético de suínos. A edição genética permite que a PIC alcance melhorias genéticas – semelhantes às alcançadas por meio da reprodução tradicional – mas de maneira mais rápida.

A genética avançada produz animais mais saudáveis. Suínos saudáveis geralmente consomem ração6 e água7 de forma mais eficiente do que os suínos que estão combatendo enfermidades, o que pode reduzir as emissões de carbono, uso de água e solo e os custos de produção. Isso, por sua vez, ajuda a tornar as granjas e a produção de carne suína mais sustentáveis. A PIC está trabalhando com pesquisadores externos renomados para conduzir uma Análise de Ciclo de Vida para quantificar esses benefícios e compartilhar os resultados da pesquisa em 2024.

No Brasil, a PIC é opera como joint venture com a Agroceres PIC. Por favor, acompanhe o site picprrsresistantpig.com anúncios de aprovações, planos de comercialização e pesquisas específicas sobre o suíno resistente a PRRS.

ABOUT PIC

A PIC (Pig Improvement Company) é a empresa líder global em genética suína. A PIC fornece animais geneticamente superiores a suinocultores e os apoia com serviços técnicos para ajudá-los a alcançar o potencial genético. A PIC é subsidiária da Genus, uma empresa sediada no Reino Unido com a visão de ser pioneira em melhoramento genético animal para ajudar a nutrir o mundo. Para obter mais informações sobre a PIC, visite o site www.pic.com o picprrsresistantpig.com.

Media Contact:

Marisa Pooley; [email protected]

All claims about safety and efficacy of PIC's PRRS-resistant pig are currently being evaluated by the US FDA.